Teoria organizacional é o estudo de como as organizações funcionam e como elas afetam e são afetadas pelo ambiente no qual operam.
Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais; controla também a coordenação e as formas de motivação. Para qualquer organização, uma estrutura apropriada é aquela que facilita respostas eficazes aos problemas de coordenação e motivação, evolui à medida que a organização cresce e se diferencia, e pode ser gerenciada e modificada através do processo de desenho organizacional.
Cultura Organizacional é o conjunto de valores compartilhados e normas que controla a interação entre os membros da organização e destes com fornecedores, clientes e outras pessoas externas. Formata o comportamento das pessoas e é formada pelas pessoas internas, pela ética da organização, pelo seu tipo de estrutura e pelos direitos dos empregados. Também evolui e pode ser gerenciada através do desenho organizacional.
Desenho Organizacional é a forma para sustentação da vantagem competitiva, que vem a ser a habilidade de uma companhia superar outra, devido à sua gestão ser capaz de criar mais valor a partir dos recursos disponíveis. A Competência permite à empresa desenvolver uma estratégia para superar seus competidores produzindo produtos melhores a custos mais baixos. A Estratégia é o modelo específico que orienta as decisões e ações gerenciais no uso de competências, para ter vantagem competitiva e superar competidores. Desenho organizacional é, então, a maneira que a empresa implementa sua estratégia e deve estar evoluindo constantemente, acompanhando mudanças e tendências, não existindo uma forma perfeita. Uma organização deve desenhar sua estrutura de forma a maximizar o uso de seus talentos e a desenvolver uma cultura que motive as pessoas a trabalharem em equipe. A cultura e estrutura organizacional determinam a habilidade dos gestores para coordenar e motivar seus empregados.
Na Empresa analisada é praticada esse modelo de teoria organizacional, pois os gerentes trabalham para melhorar seus produtos, inovar sempre,sendo criativos, procurando criar novos modelos diferenciados com preços melhores que seu concorrentes. A empresa trabalha em equipe, cada setor tem o seu coordenador que verifica se tudo está em ordem tanto com a produção quanto com os membros da equipe, pois se um dos membros não estiver muito bem, a produção já não está completa. No entanto a empresa procura motivar seus funcionários para que todos trabalham com harmonia e assim poderá atender seus clientes como merecem. A empresa Realismus já está à sete anos no mercado e nesse tempo sempre evoluiu com novidades e bons preços e acima de tudo qualidade e atenção a seus clientes.
Fonte:
http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1571
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário