quinta-feira, 3 de junho de 2010

Estratégias

Em um mercado onde o cliente exige produtos personalizados a organização
deve adotar a estratégia de enfoque e a estratégia de diferenciação.
Segundo Porter (1999),a estratégia de enfoque são necessidades específicas dos clientes para utilização do produto. Seu objetivo da estratégia de enfoque é atender a necessidades e preferências distintas dos clientes.
Já a estratégia de diferenciação, Dias (2004) define como aquela que a empresa reconhece e leva em consideração as diferenças significativas que possam existir entre os mercados-alvo, optando por realizar um planejamento distinto para atender a cada perfil de cliente.
Exemplo: Em uma fábrica de velas, existem clientes que deseja sempre o mesmo tipo de velas que são entalhadas à mão, então essa empresa vai procurar sempre inovar o produto com mais qualidade e novidade para satisfazer o cliente, para que ele sempre compre da mesma marca e não do concorrente.

Quando a competição do mercado é baseada no preço, a estratégia utilizada
é a Estratégia de Liderança no Custo Total.
Trata-se de uma abordagem competitiva forte em mercados, onde muitos
compradores são sensíveis aos preços. É a mais tradicional, porque ocorre
competição baseada no menor preço de mercado. (ANSOFF, 1990; PORTER,
1999) Exemplo: Em uma empresa se quiser manter os clientes, deve ter o preço mais baixo que seu concorrente, pois é o preço que atrae o cliente.

Quando é oferecido ao cliente um serviço completo, o tipo de estratégia ulilizada é a Estratégia de Soluções Completas.
Oferece uma solução completa “Total” e não apenas a venda de um produto
ou serviço de forma isolada para o cliente alvo. Conseqüentemente cria-se
uma fidelização e aproximação com o cliente. (CERTO e PETER, 1993). Exemplo: Quando se vende produtos, fazer trocas imediatas quando necessários, assistência técnica,etc.

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